Além da aparência, a experiência sensorial da marca!

Muito mais do que a aparência, a experiência que sua marca passa aos usuários é capaz de criar laços, emoção, paixão e envolvimento, resultando em uma parceria entre os dois. Os cinco sentidos e a sua marca, o trabalho com as sensações e o envolvimento emocional, tudo isso faz parte do branding sense, que defende a gestão e a construção da marca através do tato, visão, audição, olfato e paladar.

Na vida, tudo o que experimentamos e vivenciamos é percebido por meio dos nossos sentidos, eles influenciam nossas decisões de experiências de compras e entretenimento, fornecendo o contexto pelo qual formamos opiniões e conexões pessoais. O relacionamento com a marca não é diferente, é preciso expressar e fazer com que o consumidor se identifique facilmente, demonstrando toda a essência corporativa, alinhado ao propósito da empresa e personalidade.

Na visão, acontece a primeira impressão do consumidor com a sua marca, escolher cuidadosamente cores, formatos, iluminação do ambiente, comunicação visual e como será a aparência da empresa é fundamental. Na audição, é importante se atentar que os sons têm o poder de reviver memórias e experiências, por isso, a música ambiente certa, como a empresa fala e soa são tão excepcionais. No paladar, a marca deve proporcionar à sensação de prazer na degustação, oferecendo, por exemplo, brindes como chocolates, doces ou guloseimas, a maioria das pessoas relacionam os doces a momentos agradáveis e sensações prazerosas. No olfato, é preciso que a marca tenha um aroma agradável, o olfato é o sentido humano responsável pelas emoções, que tem o poder de criar ambientes mais confortáveis às pessoas. No tato, podemos sentir os produtos com as mãos com as milhares de células receptoras que existem na superfície da pele, por isso, pensar nas texturas, formatos e variações dos produtos e embalagens é essencial.

O branding sense ainda é um desafio para as empresas, já que entender o poder sensorial e transformar em experiência multissensorial ao cliente não é uma tarefa tão simples. O planejamento é fundamental para fazer um bom branding sense usando músicas adequadas ao ambiente, criando um aroma agradável para a marca, deixando os produtos ao alcance dos consumidores, evitando poluição visual, oferecendo café e guloseimas aos clientes, entregando boas embalagens, produtos eficazes, dentre outras opções que reforcem as experiências sensoriais. Se preocupar com o fazer sentir em meio a era digital é tão importante para se destacar e garantir fidelidade, por meio da entrega de produtos e serviços que satisfazem desejos, necessidades, bons momentos e lembranças agradáveis.

Somos influenciados na maior parte do tempo pelo nosso inconsciente, expressar através da marca e ativar os sentidos é construir um relacionamento emocional com o consumidor através do branding sense. Sons, cheiros, palavras, gostos, estímulos táteis e imagens são tão essenciais, bem utilizados juntos têm o poder de posicionar a marca na cabeça dos consumidores. Não podemos nos contentar em utilizar com a marca apenas a visão e a audição, devemos explorar toda a experiência sensorial sem perder a identidade. Comprar acaba sendo uma consequência do consumidor diante de um bom branding sense executado e, para isso, ter personalidade, propósito e o público bem definido são fatores indispensáveis.

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