Growth não é só crescer, é transcender

O que toda empresa quer e precisa é crescer. Mas isso todo mundo já sabe.

O que tem de novo é o formato de crescimento, e nesse cenário surge o growth marketing, que em tradução livre seria o marketing de crescimento.

Essa estratégia se tornou conhecimento obrigatório para todos os gestores e requer agilidade e assertividade, pois seu principal objetivo é trazer crescimento expressivo para os negócios de forma rápida. Embora milagre seja algo de outro departamento, a expansão de forma rápida é possível, sim. E, para isso, aqui você vai entender mais a fundo sobre as estratégias do growth marketing. Vamos falar sobre as técnicas clichês e como ir além, afinal, growth não é só sobre crescer, é sobre transcender!

O que é e como utilizar o growth marketing (de forma clichê)

Growth ou growth hacking é um conjunto de ações estratégicas que visam acelerar o crescimento de empresas por meio do uso de dados, avaliações e principalmente testes. Essa metodologia se baseia em experimentação, e os resultados, erros e acertos devem ser usados para traçar melhorias, corrigir rotas e principalmente definir estratégias.

Falando sobre o growth marketing, ele tem como foco o crescimento da empresa tendo como base a atração de novos clientes, transformando-os em consumidores de longo prazo e fidelizando-os de forma a se tornarem embaixadores e fãs da marca.

O crescimento da empresa com essa estratégia deve passar por testes de conteúdo, design, anúncios e tudo o que permeia o contato do cliente com a marca ou o produto.

Dentro da estratégia de growth marketing existem alguns passos básicos a ser seguidos para alcançar o tão sonhado crescimento. Lembrando que o growth está ligado a uma sequência de ações, não se trata de uma atividade isolada. Os passos são:

  1. Identifique os principais gaps da empresa. É preciso entender as dificuldades, os obstáculos e as barreiras que impedem a implementação de ações de crescimento. Identifique áreas ou processos que ainda não estejam otimizados e automatizados e fazem com que haja perda de produtividade. Converse com as equipes a fim de identificar melhorias.
  2. Faça simulações. A partir dos insights gerados no tópico anterior, avalie possíveis soluções para os pontos listados por meio de simulações.
  3. Aja rapidamente. Os testes precisam trazer resultados rápidos, e as ações de melhoria e as correções precisam ser ágeis. Os resultados das simulações podem não fazer sentido se houver mudança de cenário, por isso tenha uma equipe preparada para atuar de forma ágil e estratégica, além de captar oportunidades que surgem no meio do caminho.
  4. Documente os resultados. Erros ou acertos, documente e registre todos os passos realizados a fim de gerar aprendizados. Observe, analise e entenda os resultados de cada passo buscando obter dados para futuras tomadas de decisão.
  5. Faça melhorias. Com os dados em mãos do que foi bem e do que foi mal, busque traçar novos planos de ação com base nos resultados anteriores, corrigindo os passos que não deram certo, e efetue novos testes. No processo de growth, os testes e as melhorias precisam ser contínuos.

Como fugir do growth marketing clichê(zão)

Se você leu até aqui, merece receber dicas incríveis de como sair do clichezão do growth marketing. E, sem enrolação, aqui vão os dois segredos para transcender nessa estratégia: utilizar o growth como um pilar da empresa e focar no UX (user experience). Venha comigo que te conto mais.

Growth como parte da cultura da empresa

Enquanto o time de growth está focado em aumentar os leads e trabalhar na performance das mídias (e aqui não tiramos o mérito dessa prática, afinal é a base do growth marketing), a empresa precisa ter o crescimento enraizado em sua cultura.

Faça um brainstorming geral (mesmo) na empresa. Coloque todos os times para pensar em como podem ajudar no crescimento da companhia, de forma direta ou indireta. Neurônios vão ferver e novas ideias surgirão.

Antes de pensar na jornada do consumidor, que tal pensar na jornada do colaborador? Como fazê-lo se sentir parte real da empresa e estar mais comprometido com as metas e os resultados? Investir em um processo de onboarding envolvente, proporcionar o desenvolvimento individual por meio do aprendizado corporativo, estabelecer planos de retenção de talentos e garantir um bom clima organizacional, saudável e colaborativo são ótimas ferramentas que a cultura organizacional pode contemplar. E o resultado será um time muito mais engajado e ágil.

Para transcender é preciso que não somente a área de growth esteja comprometida com o crescimento, mas que a empresa toda respire o growth, identificando ações e experimentações que possam ser geradas a partir de suas atuações para o alcance desse objetivo.

Para ficar mais claro, aqui vão algumas ações que podem ser aplicadas pelas áreas, que irão contribuir direta ou indiretamente para o crescimento da companhia: conscientização, aquisição, ativação, receita, retenção e referência.

UX como facilitador do processo de growth marketing

Se de um lado olhamos para dentro da empresa, do outro temos a experiência do consumidor como chave para diferenciar a estratégia de growth marketing.

É preciso se colocar no lugar do consumidor. Executar o funil de vendas a sangue frio não é uma boa ideia. É preciso haver sentimento, entre eles, o principal é a empatia.

Anúncios cansativos, irrelevantes e estratégias desconectadas saíram de moda. O usuário não aguenta mais a perseguição digital.

Ouça o consumidor. Não ignore suas dores e necessidades. Crie uma jornada com base em seu comportamento real, se tornando um parceiro no percurso até a conversão, mas facilite o caminho, dê atalhos, estenda um tapete vermelho pra ele se possível (esse é clichê, mas nunca sai de moda).

Faça testes e mais testes, e não apenas on-line e pesquisas prontas, vá para campo, converse diretamente com quem tem as respostas que você procura.

Algumas dicas para implementar técnicas de UX na jornada do consumidor:

  • Seja amigo. Construa relações de confiança, procure entender as dores do consumidor. Não proponha soluções sem conhecer o real problema de seu cliente. Faça pesquisas, escute o que ele tem a dizer.
  • Seja legal. Invista em ferramentas e conteúdos que agreguem nessa jornada por meio de uma navegabilidade intuitiva pelo seu site e disponibilize conteúdos de valor para seus clientes.
  • Seja criativo. No topo do funil o mar está aberto, e pescar um peixe pode ser difícil em meio a tantas redes. Estabeleça seu diferencial, utilize recursos visuais e interações que despertem a curiosidade e atraiam o olhar do consumidor.

Por fim, podemos dizer que o growth marketing estratégico requer ir além do tradicional, é dar a cara a tapa, testar muito, errar muito, mas aprender e voar muito também.

Para agir de forma rápida é preciso ter um time de growth cheio de vontade e, mais que isso, o crescimento deve fazer parte da cultura da empresa, cultivando assim em todas as equipes o espírito de foguete, sempre pronto para decolar.