Transformando processos em bons resultados

Muitas pessoas já conhecem a ferramenta “Design Thinking”, mas você já ouviu falar sobre a metodologia “Agile”? E “Lean Startup”? Sabe como utilizá-las e as diferenças? Vamos te ajudar a entender cada uma delas e como obter, na prática, bons resultados. Acompanhe!

Design Thinking:

O Design Thinking é fundamentalmente um processo exploratório, que pensa nas dores dos usuários, arrisca suposições, desafia problemas e realiza descobertas a fim de criar novas estratégias e soluções. É a capacidade criativa na solução de problemas.

Uma abordagem colaborativa e coletiva, que funciona em parceria com os stakeholders (referente às partes interessadas), transformando o processo, já que as pessoas deixam de ser apenas consumidores finais e passam a fazer parte do processo de desenvolvimento do produto. Não há uma fórmula pronta para a abordagem e por isso, pode ser usada em qualquer negócio. Trata-se de um olhar humano para as necessidades do consumidor, satisfazendo suas necessidades, desejos e percepções.

Identificar restrições, onde encontrar oportunidades de inovação, definir as necessidades dos usuários, analisar a praticabilidade, viabilidade e desejabilidade do processo da nova ideia, desenvolver a oportunidade de inovação, ter empatia com os usuários, testar protótipos… elencar critérios é essencial para o fundamento de Design Thinking e, assim, encontrar respostas inovadoras e revolucionários para os problemas identificados!

Metodologia Agile:

Respostas rápidas com um desenvolvimento iterativo, pronto para uma reavaliação contínua: a metodologia visa avaliar a direção de um projeto ainda no ciclo de desenvolvimento, focando primeiramente nos recursos de alto valor.

Usado principalmente no desenvolvimento de software, a metodologia ajuda a projetar e construir o produto exato, além de manter a competitividade no mercado. Baseado em uma ideia clara do conceito do produto e de seu mercado, as equipes que utilizam o Agile avaliam o projeto em reuniões regulares chamadas sprints ou iterações.

“Mais interações entre indivíduos do que processo e ferramentas, mais software em funcionamento do que documentação abrangente, colaboração com o cliente acima da negociação de contrato, adaptabilidade é mais importante do que seguir um plano”, são os quatro valores que fundamentam o manifesto Agile. Alguns frameworks muito utilizados são: Scrum, KanBan e Extreme Programming. Produzir resultados palpáveis, trabalhando após cada interação: o Agile é uma metodologia incremental e flexível.

Lean Startup:

A metodologia Lean Startup visa encurtar processos e descobrir com facilidade se o negócio ou produto é viável, um trabalho de identificação e eliminação de tempo desnecessário e desperdícios, geralmente ligado à área de startups. Além disso, a metodologia foca na interação com o cliente, testes de validação das hipóteses e melhorias ao longo do processo: todos os passos realizados antes de lançar oficialmente o produto.

O Lean Startup é uma abordagem científica para criar de forma mais eficaz, que orienta e ensina quando perseverar, tudo isso sem longos relatórios, visando testar as hipóteses anteriormente conversando com potenciais usuários e parceiros e também, o desenvolvimento de forma iterativa e incremental do produto.

Crie hipóteses sobre o segmento, conheça o seu mercado, faça uma pesquisa prévia coletando dados, estabeleça métricas, converse com o público-alvo, arrisque, busque opções funcionais e não tenha medo de errar, o método Lean Startup ensina a sempre testar antes.

Transformar processos é cada vez mais fundamental e, assim, obter bons resultados através de novas metodologias. Tornar ideias em modelos de negócios sem ter o medo de errar durante o desenvolvimento é necessário, para evitar o erro no produto final. Pensando e testando todos os detalhes do projeto anteriormente, você aumenta muito suas chances de sucesso. Quer mais dicas e informações? Estaremos sempre atualizando com novos conteúdos! Acompanhe nossas redes sociais (@agenciaatuo).